quinta-feira, 10 de março de 2011

Sou católico..mas não praticante


Frequentar a igreja ao Domingo para ficar bem visto perante outros, montar a árvore de Natal e o presépio todos os Dezembros e propagandear a paz e o amor, distribuindo presentes até por aqueles com quem parece dar-se mal o resto do ano. Falar de Deus, louvar a Cristo e dizerem-se seus seguidores é o mais comum num bom católico. Mas quando se fala de fazer o bem, tal como Jesus o fez “está de gesso”.
                Hipocrisia é o adjectivo por excelência da maioria das pessoas ditas religiosas mas bastante mais evidente naqueles que se intitulam “católicos não praticantes”, que quando analisado à letra aplica-se à grande maioria dos católicos.
                Podemos começar por caracterizar a típica mulher católica: esta vai todos os Domingos à missa, fala em nome de Deus e julga aqueles que vão contra o padrão desejado pela Igreja. A minha pergunta surge do pouco conhecimento bíblico de que disponho e é a seguinte: Não foi Jesus que veio até nós e nos ensinou a humildade, o amor entre todos e a tolerância? Então porque é a católica tão mesquinha, tão crítica face aos defeitos dos outros, deixando de se ver, de se criticar e de se esforçar para se poder tornar melhor?
                E em relação ao homem? Pergunto-me se Deus apoia o alcoolismo diário, o machismo ou até mesmo a violência. Eu, apesar de não ser apoiante de maior parte das doutrinas, critico com muito mais convicção aqueles que deveriam ser bondosos para com os outros pelo que titulo de que dispõem e não fazem.
                Mas que moral existe nestas pessoas para se darem ao luxo de zombar e condenar em nome de Deus? Eu, muito sinceramente, teria vergonha de ser este tipo de católico. 

Fábio Santos

7 comentários:

  1. Quando as pessoas dizem que "Deus não comete erros", não sei como entendem isso como verdade, quando há tanto mal no mundo, tanta fome, tanta guerra, tanto ser humano que veio ao mundo só mesmo para sofrer.
    Entendo que acreditem em Deus, mas se querem seguir os seus ensinamentos, ao menos que o façam de forma correcta e não deturpem os valores que Jesus fomentou há tantos séculos atrás.

    ResponderEliminar
  2. É verdade Gé. A religião tem doutrinas e ensinamentos de muito bom tom mas a sua aplicação deixa muito a desejar. Obrigado pela tua participação.

    ResponderEliminar
  3. "A religião é o ópio do povo"
    É bom termos onde ir quando precisamos de amparo, à igreja.
    É bom pedir para que os nossos desejos sejam cumpridos, Deus.
    É bom criticar os outros e chegar à hora da confição e dizer ao senhor Padre que não cumpriu na sua plenitude a renuncia feita no tempo da quaresma, que tem com certeza mais pecados mas que não se lembra, humildade? Peso na consciência.
    Podia referir "n" de exemplos que a Igreja tem mas eu gostava antes de perguntar se a falta de prática dos católicos, neste caso, não se deve também ao facto de vivermos numa sociedade que o tempo é tão precioso como o dinheiro? Será que esta falta de prática não se deve também ao facto de haver falta de fé devido às descobertas científicas? Nesta linha de raciocínio, se houvesse um "refresh" da bíblia se calhar até teria uma outra credibilidade e deste modo mais praticantes.

    ResponderEliminar
  4. É verdade Azeitonas. Os ideais que se encontram escritos no "livro sagrado" estão de acordo com o bem e se fossem de facto seguidos o mundo seria melhor. Não é a biblia que critico mas sim o constante comportamento que se evidencia na sociedade ques e diz catolica, visto que "pregam" ensinamentos que parecem ser incapazes de seguir e se for necesário fazem pior do que propriamente aquilo que criticam.

    ResponderEliminar
  5. https://www.facebook.com/groups/465635466902905/

    ResponderEliminar

Agradecemos a sua Intervenção!