quinta-feira, 3 de março de 2011

Sobredotados.

Os sobredotados são pessoas com uma capacidade cognitiva acima do normal que se manifesta em áreas como as Artes, a Matemática, a Música, entre outras.
Estes pequenos génios, demonstram uma dificuldade em interagir com os colegas e em manter relações de cariz social.
Tendo algum conhecimento que fui adquirindo ao longo do meu percurso escolar, apesar de não ter como vantagem a experiência de ter contactado com um sobredotado, a sobredotação é um problema que se debate com alguma regularidade nos espaços escolares e exteriores.
É necessário acabar com esta ideia ou mesmo estereotipo que os sobredotados sabem tudo, e mais alguma coisa, apesar de serem bastante desenvolvidos numa determinada área, nas outras podem vir a ter problemas de aprendizagem como qualquer criança normal.
Muita gente associa os sobredotados a pessoas extremamente inteligentes em todas as áreas, mas isso nem sempre é verdade, estas crianças enfrentam problemas a níveis escolares como qualquer outra criança comum, da mesma forma que uma criança com capacidade cognitiva de nível médio sente-se frustrada por não perceber a matéria que é leccionada na sala de aula, um sobredotado fica frustrado por ouvir matérias que já conhece, o que pode levar a actos de agressividade e destabilização da aula. A falta de interesse e a procura de matérias mais estimulantes, são vistas como algo incompreendido e pouco aceite pela sociedade.
Na minha opinião, esta discriminação dificulta a identificação do problema e leva a que estas crianças muitas vezes passem por despercebidas, algumas vistas como crianças problemáticas, sem elas próprias saberem a causa da sua diferença.
Luís Teca.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos a sua Intervenção!