Por apresentar a perda de um dos sentidos mais úteis no relacionamento do Homem com o Mundo, a cegueira é considerada uma defeciência grave.
A cegueira pode ser proveniente de quatro causas, doenças infecciosas, doenças sistémicas (diabetes), traumas oculares e/ou causas congénitas. Em qualquer destes casos a visão das cores é a primeira sensação visual a ser comprometida.
Alguns tipos de cegueira, como a causada pelas cataratas, podem ser tratadas por meio de cirurgia ou pelo uso de lentes. Em outros casos é necessário recorrer-se à operação a laser.
Todo o esforço educacional dirigido aos cegos, visa a sua integração social.
As tendências pedagógicas modernas referentes à educação dos cegos prescrevem a sua integração no sistema escolar, como forma a criar uma melhor inserção social e ajudar a que se sinta um cidadão útil.
Parabéns por este projecto...
ResponderEliminarÉ importante que jovens como vocês possam divulgar e reflectir sobre problemáticas que assolam a sociedade do conhecimento...
Uma abraço amigo, continuação de um bom trabalho, votos de sucesso.
Obrigada pelo convite!
ResponderEliminarVim logo que li no comentário.
Acho que "promete".
Beijo.
isa.
Obrigada pelo convite!
ResponderEliminarInfelizmente qualquer tipo de deficiência fisica não é vista com importância no nosso Portugal, há poucos apoios, livros para cegos, formação ... só uma minoria pensa nestas pessoas com as mesmas capacidades que alguém que vê, mas sem as mesmas oportunidades, espero sinceramente que isso mude um dia. Vivemos num mundo injusto e cheio de instituições, organimos que canalizam mal as brevas.
Beijinhos e Felicidades para o projecto ;)
Bem haja pelo convite! Vale a pena saber como ainda existem jovens preocupados com o que gira à volta do mundo. É de louvar. No nosso País ainda se estão a dar
ResponderEliminaros primeiros passos para se olhar e tratar qualquer deficiência,com o direito e respeito a que têm direito.
Adorei e vou continuar...
Bjito amigo
Um bom projecto acho que sim, se isto continuar para a frente vou querer continuar a seguir os vossos textos.
ResponderEliminarCumprimentos
Parabéns pelo espaço e pelos temas abordados. É refrescante saber que a juventude começa a intervir na sociedade e a pegar em temas que merecem reflexão e que por muitos são esuqecidos ou menorizados.
ResponderEliminarAbraço do Zé
Agradeço a visita e as simpáticas palavras no «lidacoelho»
ResponderEliminarTodos os projectos que nascem com amor são válidos e merecem o carinho dos seus progenitores e logicamente de todos quantos acompanham os primeiros passos ou ainda voos especificas.
Gostei deste primeiro trabalho e voltarei para ver os restantes.
Hoje existem muitos cegos e com características muito específicas.